Produtividade Ninja: Foco e Disciplina para produzir mais... trabalhando menos.
 

A importância da Técnica do Pomodoro para manter nossa produtividade em ordem

Já falei, em outra ocasião, sobre a técnica Pomodoro de aumento de produtividade. Acho que é um ótimo sistema, mas tem uma série de limitações que vamos explorar aqui no Produtividade Ninja. Mas recentemente tive uma série de contratempos que fez com que o pomodoro se revelasse bastante útil. Diferente dos dias em que tenho […]

Já falei, em outra ocasião, sobre a técnica Pomodoro de aumento de produtividade. Acho que é um ótimo sistema, mas tem uma série de limitações que vamos explorar aqui no Produtividade Ninja.

Mas recentemente tive uma série de contratempos que fez com que o pomodoro se revelasse bastante útil.

Diferente dos dias em que tenho a oportunidade de fazer meu ritual matinal que define todo o contexto de como será meu dia, tive que resolver burocracias, tirando xerox de documentos, fila para Correios e, para completar, limpar um vazamento da máquina de lavar louça.

Quando percebi, estava quase no horário de almoço… e recebi uma ligação para discutir coisas de trabalho. Nada que fosse muito produtivo.

Acabei resolvendo ir para a academia e manter minha meta de treinar três vezes por semana. Quando retornei, preparei rapidamente o almoço e entrei em mais uma reunião. E mais burocracia adiante, com outras ligações e documentos a serem impressos e formulários a preencher.

Era 18:00 e eu não havia produzido NADA.

Claro que resolvi uma série de pendências, mas essas atividades não vão gerar nenhum resultado significativo a longo prazo. Não aumentam o meu potencial de fazer coisas acontecer. São meras distrações.

Nessa hora, agarrei meu Pomodoro (um timer de cozinha que faz barulho enquanto cronometra até uma hora) e decidi que nesse dia faria exatos quatro pomodoros: dois até a hora de jantar. Uma rápida pausa. E mais dois antes de dormir.

Nessas quatro horas que se seguiram, a minha produtividade foi às alturas. Comparado com o tipo de eficiência que eu tinha uns cinco anos atrás, eu diria que essas quatro horas valeram por quatro dias inteiros de trabalho.

Não recomendo o uso da Pomodoro Technique diariamente, e em um post futuro contarei o motivo. Mas em situações como a que descrevi, em que tudo parece ter saído do controle, é uma ferramenta bastante valiosa para colocar as coisas no devido lugar.

Seiiti Arata é fundador da Arata Academy e autor do curso Como Aprender Mais Rápido. Está também focado no curso de enriquecimento A Classe Alta , no curso de carreira profissional Duplique Seu Salário e no treinamento em empreendedorismo EmpreDig.

Receba Dicas de Produtividade Por E-mail

COMENTÁRIOS DO FACEBOOK

Comentários

Ao deixar um comentário abaixo, você concorda com nossa Política de Comentários

  1. Rodrigo

    Acho essa melhor técnica para aumentar produtividade nos estudos. Mas não a usaria em tarefas do dia-a-dia

  2. Depois se você achar interessante, poderia atualizar o post com o link para download da ferramenta de controle do Pomodoro.

    http://sourceforge.net/projects/pomodorotimer/

    se não me engano, não é necessário a instalação do programa.
    ele é muito bom nos momentos em que precisamos de foco.

Monitoramentos

  1. […] tem de ser pequeno. O efetividade.net propôs algo parecido, junta GTD com o que aqui chamamos de técnica do pomodoro, mas ele usa galinha. Bem, alguns têm tomates outros galinhas, eu uso meu celular mesmo, apesar de […]

ADICIONAR NOVO COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios

*