Produtividade Ninja: Foco e Disciplina para produzir mais... trabalhando menos.
 

Auto disciplina: aceitação

Ontem comecei a fazer a tradução livre comentada da série de textos sobre auto disciplina do Steve Pavlina. Dou ênfase para a importância desse tema por ser um conceito fundamental para aumentarmos nossa produtividade. O texto de hoje é sobre Aceitação, um dos cinco pilares que Pavlina indica como parte da auto disciplina. Abaixo temos […]

Ontem comecei a fazer a tradução livre comentada da série de textos sobre auto disciplina do Steve Pavlina. Dou ênfase para a importância desse tema por ser um conceito fundamental para aumentarmos nossa produtividade.

O texto de hoje é sobre Aceitação, um dos cinco pilares que Pavlina indica como parte da auto disciplina. Abaixo temos a tradução livre comentada de Self Discipline: Acceptance. Boa leitura!

Auto disciplina: Aceitação

O primeiro dos cinco pilares de auto disciplina é a aceitação. Aceitação significa que você percebe a realidade de forma precisa e conscientemente reconhece o que percebe.

Isso pode parecer simples e óbvio, mas na prática é extremamente difícil. Se você está experimentando dificuldades crônicas em uma certa área de sua vida, existe uma forte chance de que a raiz do problema é a dificuldade em aceitar a realidade tal como ela é.

Por que a aceitação é um pilar de auto disciplina? O erro mais básico que as pessoas comentem com relação à auto disciplina é o erro em corretamente perceber e aceitar a sua situação presente. Lembra da analogia entre a auto disciplina e o treinamento com pesos do post anterior? Se você vai alcançar sucesso treinando com pesos, o promeiro passo é descobrir onde é que você está agora. Caso contrário, não vai conseguir implementar um programa adequado.

Se você não reconheceu de forma consciente onde está hoje em termos de seu nível de auto disciplina, é altamente improvável que você vai conseguir melhorar nessa área. Imagine um suposto halterofilista que não tem a menor idéia de quanto peso consegue levantar e arbitrariamente adota uma rotina de treinamento. É praticamente garantido que os pesos escolhidos serão ou muito leves ou muito pesados. Se os halteres forem muito pesados, o atleta não conseguirá levantar e portanto não passará por hipertrofia muscular. E se os pesos forem muito leves, o atleta poderá levantar com facilidade mas não irá adquirir musculatura nesse ato.

De forma parecida, se você quer aumentar a sua auto disciplina, é necessáro saber onde está hoje. Quão forte é a sua disciplina neste momento? Quais desafios são fáceis para você, e quais são praticamente impossíveis?

Aqui vai uma lista de desafios para fazer você refletir sobre o estado em que se encontra hoje (em nenhuma ordem específica):

  • Você toma banho todos os dias?
  • Você acorda todos os dias ao mesmo tempo todas as manhãs? Incluindo finais de semana?
  • Você está acima do peso?
  • Você tem vícios (cafeína, nicotina, açúcar etc) que gostaria de remover mas não consegue?
  • Sua caixa de entrada de emails está vazia agora?
  • Seu escritório está organizado e limpo?
  • Quanto tempo você desperiça em um dia típico? E em um fim de semana?
  • Se você faz uma promessa a alguém, qual é a probabilidade de que você cumpra com sua palavra?
  • Você conseguiria ficar em jejum durante um dia?
  • Quão organizado é o disco rígido de seu computador?
  • Quão frequentemente você se exercita?
  • Qual é o desafio físico mais desafiador que você já encarou, e quanto tempo atrás isso aconteceu?
  • Quantas horas de trabalho focado você consegue completar em um dia específico?
  • Quantos itens em sua lista de afazeres já são mais antigos do que 90 dias?
  • Você tem objetivos claros e escritos? Você tem planos escritos sobre como pretende alcançar esses objetivos?
  • Se você perdesse seu emprego, quanto tempo gastaria a cada dia procurando por um novo. e por quanto tempo manteria esse nível de esforço?
  • Quantas horas de tv você assiste? Poderia abandonar a tv por 30 dias?
  • Qual é a sua aparência e apresentação agora? O que a sua aparência diz sobre seu nível de disciplina? (Roupas, barbear etc)
  • Você principalmente seleciona as comidas que vai comer com considerações de saúde ou em sabor/saciedade?
  • Quando foi a última vez que você conscientemente adotou um novo hábito positivo? E hábito ruim descontinuado?
  • Você está com dívidas? Considera suas dívidas como parte de um investimento ou um erro financeiro?
  • Você decidiu com um certo planejamento ler este blog agora ou simplesmente aconteceu?
  • Você consegue me dizer o que estará fazendo amanhã? E no próximo final de semana?
  • Numa escala de 1 a 10, quanto você daria para seu nível de auto disciplina?
  • O que mais você estaria capaz de realizar se a resposta à última pergunta fosse 9 ou 10?

Assim como existem diferentes grupos musculares que você treina com diferentes exercícios, existem diferentes áreas de auto disciplina: sono disciplinado, dieta disciplinada, hábitos de trabalho disciplinados, comunicação disciplinada, etc. É necessário fazer diferentes exercícios para construir disciplina em cada área.

Meu conselho é identificar uma área onde sua disciplina é mais fraca, determinar onde está hoje, reconhecer e aceitar seu ponto de partida e planejar um programa de treinamento para si próprio a fim de melhorar essa área. Comece com alguns exercícios simples que você sabe que poderá fazer, e gradualmente comece a buscar maiores desafios.

O treinamento progressivo funciona com a auto disciplina assim como no caso de musculação. Por exemplo se você mal consegue sair da cama às 10 da manhã, será que você realmente vai conseguir acordar às 5 da manhã todos os dias? Provavelmente não. Mas será que poderá dominar o desafio de acordar às 9:45? É bem provável. E depois disso, poderá progredir para 9:30 ou 9:15? Com certeza. Quando eu comecei a acordar às 5 da manhã consistentemente, eu já havia feito isso algumas vezes por vários dias seguidos, e meu horário normal para despertar era entre 6 a 6 e meia, de modo que o próximo passo era desafiador mas possível para mim pois eu já estava bem encaminhado.

Sem aceitação você vai receber ou ignorância ou negação. Com a ignorância você simplesmente não sabe quanta disciplina possui – você provavelmente nem mesmo pensou a respeito. Você não sabe o que não sabe. Você apenas tem uma noção distorcida do que pode e não pode fazer. Você irá experimentar alguns sucessos fáceis e alguns fracassos terríveis, mas provavelmente irá culpar a tarefa ou culpar a si próprio ao invés de simplesmente reconhecer que o “peso” era pesado demais para você e que você precisa fortalecer seus músculos.

Quando você está num estado de negação sobre seu nível de disciplina, você está aprisionado em uma falsa visão de realidade. Você está ou altamente pessimista ou altamente otimista sobre suas capacidades. E assim como o atleta que não sabe a própria força, você também não vai conseguir fazer muita coisa pois é improvável que irá alcançar o ponto ideal para o treino por acaso. Pelo lado pessimista, você apenas irá levantar pesos leves e evitará os pesos pesados que deveriam ser os adequados para sua hipertrofia. E no lado positivo, você continuará a levantar pesos pesados demais e fracassando, e mais tarde você vai se culpar e ou exagerar. De todo modo, nenhum desses meios te tornará mais forte.

Eu pessoalmente já colhi muitos benefícios ao seguir o caminho da auto disciplina. Quando eu tinha 20 anos, eu morei em um pequeno estúdio, e meu horário de sono era aproximadamente entre 4 da madrugada até uma da tarde. Minha dieta incluía um monte de fast food e porcariada. Eu não me exercitava exceto por de vez em quando fazer algumas caminhadas. Ir até o Correio parecia uma conquista significante a cada dia, e o destaque do meu dia era ficar de bobeira com meus amigos. No fim do mês, eu não conseguia pensar em nenhum evento especial que havia acontecido durante o mês. Não tinha emprego, carro, renda, objetivos, planos ou qualquer futuro real. Tudo o que eu sentia era que eu tinha um monte de problemas que não iriam melhorar. Eu não tinha idéia de que eu poderia controlar meu destino. Eu simplesmente esperava as coisas acontecerem e então eu reagiria.

Mas eventualmente encarei a realidade de que ficar esperando não iria funcionar. Se eu fosse chegar em algum lugar, eu deveria fazer algo. E inicialmente isso significava lidar com vários desafios, mas eu os conquistei e me tornei forte em pouco tempo.

Acelerando uns catorze anos, e é como noite e dia. Eu levanto às 5 da manhã a cada manhã. Me exercito seis dias por semana. Como uma dieta puramente vegan com muitos vegetais frescos. Meu home office é bem organizado. Minha caixa de entrada e meu email estão vazios. Sou casado com dois filhos e vivo em uma bela casa. Tenho uma pasta em minha mesa com meus objetivos escritos e planos detalhados de como alcança-los. E muitos de meus objetivos de 2005 já foram alcançados. Nunca estive com tanta clareza sobre o que desejo e amo o que faço. Sei que estou fazendo a diferença.

Nada disso aconteceu por acaso. Foi proposital. E certamente não aconteceu da noite pro dia. Demorou muitos anos e representou muito trabalho. Ainda é trabalho duro, mas eu me tornei muito mais forte sobre coisas que seria absolutamente impossíveis para mim aos 20 anos, que são fáceis hoje. Isso signifca que posso lidar com desafios maiores e portanto alcançar objetivos e resultados ainda maiores. Se eu tentasse fazer tudo o que estou fazendo agora quando eu tinha 20, eu teria fracassado terrivelmente. O Steve de 20 anos não seria capaz de lidar com isso, nem mesmo por um dia. Mas o Steve de 34 anos acha isso fácil. E o que é realmente interessante para mim é pensar o que o Steve de 48 anos terá capacidade de realizar… relativo ao meu caminho de vida, não a de outros.

Eu estou dizendo isso para impressionar você, não comigo mas consigo mesmo. Quero que você fique impressionado com o que você pode alcançar ao longo dos próximos 5 a 10 anos se progressivamente trabalhar em sua auto disciploina. Não será fácil, mas vai valer a pena. O primeiro asso é abertamente aceitar onde você está agora, seja se você está se sentindo feliz ou não. Renda-se ao que você deve faze – pode não ser fácil, mas é o que é. E você não se tornará mais forte até que aceite onde está agora.

Este post é a parte dois de uma série de seis posts sobre auto disciplina: parte 1 / parte 2 / parte 3 / parte 4 / parte 5 parte 6

Achei as perguntas listadas pelo Steve muito boas, e inclusive vou as organizar junto com outras perguntas novas para criar um processo de avaliação aqui no Produtividade Ninja. Enviarei os resultados pela nossa Lista Ninja.

Pontos principais:

  1. Conheça a si mesmo.
  2. Remova ilusões ou falsas imagens: procure um bom embasamento e métricas sobre seu estado atual para conseguir melhorias.
  3. Pavlina defende que existe disciplina a ser desenvolvida em áreas diferentes, como hábitos de alimentação, sono, foco em trabalho. Precisamos investir atenção diferenciada em cada uma dessas áreas para o fortalecimento.
  4. Assim como Leo Babauta, Steve Pavlina recomenda fortemente o início com passinhos de bebê onde nosso sucesso é garantido. Somente depois é que podemos buscar maiores desafios.
  5. Não tente objetivos irrealistas. Conheça seus limites.
  6. Não leve os fracassos para o lado pessoal. O que faltou foi medir melhor a sua capacidade e o grau de desafio, e ajustar de acordo.

Seiiti Arata é fundador da Arata Academy e autor do curso Como Aprender Mais Rápido. Está também focado no curso de enriquecimento A Classe Alta , no curso de carreira profissional Duplique Seu Salário e no treinamento em empreendedorismo EmpreDig.

Receba Dicas de Produtividade Por E-mail

COMENTÁRIOS DO FACEBOOK

Comentários

Ao deixar um comentário abaixo, você concorda com nossa Política de Comentários

  1. Liliane

    Ótimo texto!! Como faço para ler o anterior e os posteriores da série?
    Obrigada!

  2. NOEMI GOMES DO REGO COELHO

    Sem aceitar a realidade não podemos começar realmente nada direito. E sem aceitar não tem como planejar o que mudar, como mudar. Serão só repetições ou criancices, reclamações.
    Aceitar a realidade é maturidade e propósito. bom.

ADICIONAR NOVO COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios

*