Produtividade Ninja: Foco e Disciplina para produzir mais... trabalhando menos.
 

Por que criei o Produtividade Ninja

No final do ano passado, fiz um lançamento de um programa inédito no Brasil, chamado A Classe Alta: Os truques de marketing e psicologia que aprisionam a classe média… e o que fazer para enriquecer. A criação de um programa como esse exige uma equipe enorme distribuindo e coordenando múltiplas funções: pesquisa, preparo de textos, […]

No final do ano passado, fiz um lançamento de um programa inédito no Brasil, chamado A Classe Alta: Os truques de marketing e psicologia que aprisionam a classe média… e o que fazer para enriquecer.

A criação de um programa como esse exige uma equipe enorme distribuindo e coordenando múltiplas funções: pesquisa, preparo de textos, layout, produção de vídeo, marketing, parcerias, desenvolvimento de sistemas de interatividade, contabilidade, suporte a clientes, etc etc.

Como é que realizei isso tudo sozinho, por várias edições que trouxeram centenas de participantes?

Sacrifício pessoal.

Nas épocas de lançamento, era comum eu dormir quatro horas por dia. Respondia cerca de 300 emails diários.

Pra dar conta, foi fundamental que eu tivesse um ótimo nível de energia pessoal (vou contar depois sobre minha dieta e ecossistema), suporte de meus círculos sociais, boa tecnologia (Macbook Pro, Internet de alta velocidade, software adequado) e, principalmente, motivação e propósito.

O grande problema, quando me pediam para que eu revelasse esses elementos de produtividade, é que a maior parte não era muito replicável em outras pessoas. O que funcionava pra mim não iria necessariamente funcionar para outra pessoa.

Aqui no Produtividade Ninja a idéia é tornar essas técnicas menos pessoais (minhas) de modo que possam ser ajustadas e utilizadas por outros… sem cair naquela armadilha dos “gurus” que oferecem fórmulas milagrosas. Não acredito nisso e recomendo que, apesar de manter a mente aberta para experimentar diferentes sistemas, você também descarte aquilo que não tem aplicação em sua vida.

Verdadeira Produtividade Ninja: além do sacrifício pessoal

Depois das épocas de lançamento, decidi que essa minha estratégia não era sustentável no longo prazo. Até tenho a garra de continuar por mais alguns anos me sacrificando para atingir grandes resultados… mas, com o tempo, isso vai prejudicar minha saúde, estragar meus relacionamentos, e sufocar pouco a pouco meu entusiasmo.

É o risco do burn out.

Para sair dessa cilada, mandei email para amigos, pedindo ajuda. E quão surpreso fiquei ao ver tantos colegas que me disseram que estão dispostos a ajudar. Fiz questão de conhecer melhor cada um deles e identificar atividades que eles podem realizar… e que, além de me ajudar, vai trazer uma satisfação pessoal pelo desafio da própria tarefa, ou pelo desenvolvimento de talento na área de colaboração.

Aqui no Produtividade Ninja vou contando um pouco de como tem sido esse processo de permitir ser ajudado por pessoas boas.

Seiiti Arata é fundador da Arata Academy e autor do curso Como Aprender Mais Rápido. Está também focado no curso de enriquecimento A Classe Alta , no curso de carreira profissional Duplique Seu Salário e no treinamento em empreendedorismo EmpreDig.

Receba Dicas de Produtividade Por E-mail

COMENTÁRIOS DO FACEBOOK

Comentários

Ao deixar um comentário abaixo, você concorda com nossa Política de Comentários

  1. Olá Seiiti, tudo bem?

    Parabéns pela iniciativa. Foi uma ótima idéia criar o Produtividade Ninja.

    Com certeza estarei visitando este blog várias vezes para aprender e melhorar minha produtividade.

    Forte abraço,

    Sucesso Sempre.

Monitoramentos

  1. […] contei um pouco do motivo de ter lançado o Produtividade Ninja. Lá, mencionei que durante as épocas de lançamento do meu programa de coaching em educação […]

ADICIONAR NOVO COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios

*