Produtividade Ninja: Foco e Disciplina para produzir mais... trabalhando menos.
 

Produtividade de longo prazo v. burn out

Ontem contei um pouco do motivo de ter lançado o Produtividade Ninja. Lá, mencionei que durante as épocas de lançamento do meu programa de coaching em educação financeira, eu enfrentei uma quantidade absurda de trabalho. E que tudo deu certo. Também mencionei que, para ganhar uma produtividade de longo prazo, estou combinando técnicas pessoais (gerenciamento […]

Ontem contei um pouco do motivo de ter lançado o Produtividade Ninja. Lá, mencionei que durante as épocas de lançamento do meu programa de coaching em educação financeira, eu enfrentei uma quantidade absurda de trabalho. E que tudo deu certo.

Também mencionei que, para ganhar uma produtividade de longo prazo, estou combinando técnicas pessoais (gerenciamento de energia, propósito, foco, sistemas, gerenciamento de tempo…) com relacionamentos (colaboração).

Existe uma diferença bastante importante.

Essa nova fase em que convidei pessoas a colaborarem comigo não tem a ver com um stress ou burn out.

Se for para analisar apenas o meu entusiasmo, eu poderia continuar realizando as atividades em ritmo intenso. Aliás, desde a época de faculdade, mais de uma década atrás, eu trabalho entre 12 a 15 horas diárias.

O problema é que quando a gente tende a fazer tudo sozinho, existe um limite.

E quando trabalhamos em colaboração, não existem limites.

Fico impressionado como são raríssimos os autores no campo de produtividade pessoal (talvez pelo fato de ser pessoal) que exploram essa grande janela de oportunidade.

Uma coisa é reestruturar hábitos e práticas de produtividade para evitar o burn out.

Outra coisa é praticar novas formas de colaboração para alcançar resultados até então impossíveis.

Para dar um exemplo, preciso contratar freelancers para desempenhar atividades diversas em edição de textos. Sei que uma simples busca no Google deve resultar em diferentes alternativas.

Mas o processo todo de exame de propostas e escolha do prestador de serviço vai consumir muito tempo.

Vale a pena aplicar regrinhas bitoladas de produtividade para realizar essa tarefa, ou dar a oportunidade para que um amigo meu possa realizar esse trabalho… e ganhar experiência em processos de outsourcing?

É esse tipo de experimento que estou realizando. E tem valido muito a pena. Vou compartilhar mais detalhes com o pessoal que faz parte da nossa Lista VIP.

Seiiti Arata é fundador da Arata Academy e autor do curso Como Aprender Mais Rápido. Está também focado no curso de enriquecimento A Classe Alta , no curso de carreira profissional Duplique Seu Salário e no treinamento em empreendedorismo EmpreDig.

Receba Dicas de Produtividade Por E-mail

COMENTÁRIOS DO FACEBOOK

Comentários

Ao deixar um comentário abaixo, você concorda com nossa Política de Comentários

  1. NOEMI GOMES DO REGO COELHO

    Que bom que vc encontrou esse caminho! Espero aprender mais nas próximas etapas, mas já sei que contar com amigos e família é fundamental para várias realizaçoes!

ADICIONAR NOVO COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios

*