Produtividade Ninja: Foco e Disciplina para produzir mais... trabalhando menos.
 

“Quero ser mais produtivo pra poder aposentar mais cedo”

Vou fazer uma confissão aqui. Tinha uma época em minha adolescência que eu passava várias horas do dia pensando como conseguir ganhar o máximo de dinheiro possível para poder aposentar cedo. Naquela época, o ideal para mim seria aposentar aos trinta e cinco anos. E nunca mais trabalhar, apenas viver de renda e ficar o […]

Vou fazer uma confissão aqui. Tinha uma época em minha adolescência que eu passava várias horas do dia pensando como conseguir ganhar o máximo de dinheiro possível para poder aposentar cedo.

Naquela época, o ideal para mim seria aposentar aos trinta e cinco anos. E nunca mais trabalhar, apenas viver de renda e ficar o dia todo de bobeira, aproveitando e curtindo a vida.

Quanto mais maturidade eu ganhava, alcançando mais resultados profissionais, conhecendo gente que me inspirava e me aproximando da independência financeira, fui notando como esse objetivo era bobo.

Aliás, as pessoas que se aposentam muito cedo e não possuem nenhum propósito são as que adoecem mais, ficam resmungonas, chatas e sem aquele joie de vivre. Grandes empresários de sucesso já possuem tanto dinheiro que fica complicado explicar o motivo de continuarem trabalhando…

… caso, em nosso referencial, uma pessoa apenas trabalhe pra ganhar dinheiro.

O que move essas pessoas é o propósito maior. Um propósito além de si mesmo. Recomendo muito a leitura do livro de Viktor Frankl, Em Busca de Sentido: Um psicólogo no campo de concentração (link afiliado Submarino), que vai bastante a fundo neste ponto.

Ao invés de querer ser mais produtivo para aposentar cedo, acredito que é muito melhor ser produtivo para poder ajudar mais pessoas, alinhado com nosso propósito maior.

Seiiti Arata é fundador da Arata Academy e autor do curso Como Aprender Mais Rápido. Está também focado no curso de enriquecimento A Classe Alta , no curso de carreira profissional Duplique Seu Salário e no treinamento em empreendedorismo EmpreDig.

Receba Dicas de Produtividade Por E-mail

COMENTÁRIOS DO FACEBOOK

Comentários

Ao deixar um comentário abaixo, você concorda com nossa Política de Comentários

  1. Esli

    Mandou bem, como sempre…

  2. NOEMI GOMES DO REGO COELHO

    Aí está o pensamento do “mestre”. Ótimo!

ADICIONAR NOVO COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios

*