Produtividade Ninja: Foco e Disciplina para produzir mais... trabalhando menos.
 

Auto disciplina: força de vontade

De toda a série sobre auto disciplina, talvez esse seja o texto que mais me inspirou e adicionou valor. A forma como Steve Pavlina explica o pensamento de inevitabilidade (apesar de não usar essa definição) é soberba. Resumidamente: ao invés de desperdiçar sua força de vontade em ações pontuais que não terão continuidade, aplique essa […]

De toda a série sobre auto disciplina, talvez esse seja o texto que mais me inspirou e adicionou valor. A forma como Steve Pavlina explica o pensamento de inevitabilidade (apesar de não usar essa definição) é soberba.

Resumidamente: ao invés de desperdiçar sua força de vontade em ações pontuais que não terão continuidade, aplique essa energia na modificação de seu ambiente e relacionamentos, de modo que os resultados desejados aconteçam com pouco esforço.

Segue a tradução livre do original Self-Discipline: Willpower

Auto disciplina: Força de Vontade

A diferença entre uma pessoa de sucesso e os outros não é a falta de força, nem falta de conhecimento, mas sim a falta de força de vontade. (Vince Lombardi)

Força de vontade: uma palavra suja nos dias de hoje. Quantos comerciais você tem visto que tentam posicionar os produtos vendidos como substitutos para a força de vontade? Eles começam a dizer para você que a força de vontade não funciona e então tentam vender algo “rápido e fácil” como uma pílula de dieta ou algum equipamento de exercício todo descolado. Muitas vezes eles vão até garantir resultados impossíveis em um período de tempo curtíssimo – e essa é uma estratégia segura pois as pessoas que não possuem força de vontade provavelmente não vão se dar ao trabalho de devolver os produtos inúteis.

Mas adivinhe só… a força de vontade funciona, sim. Mas para aproveitarmos ao máximo, precisamos aprender o que podemos e o que não podemos fazer. As pessoas que dizem que a força de vontade não funciona estão tentando utiliza-la de forma além de suas capacidades.

O que é a força de vontade?

A força de vontade é sua capacidade de começar algo e dizer “Hora de ficar engajado!”

A força de vontade fornece um turbo intensamente poderoso, porém temporário. Pense nela como um turbo que queima rápido, mas se for direcionado de forma inteligente, pode trazer a aceleração necessária para superar a inércia e criar momento.

A força de vontade é a ponta da lança da auto disciplina. Para usar uma analogia da Segunda Grande Guerra, a força de vontade seria o Dia-D, a Invasão da Normandia. Foi uma batalha gigantesca mudou a maré da guerra e fez as coisas se moverem em outra direção, mesmo se apesar de demorar um ano para chegar ao dia VE (Vitória na Europa). Fazer um esforço desses todos os dias durante a guerra seria impossível.

A força de vontade é uma concentração de forças. Você junta toda a energia e dá um pulo adiante. Você ataca seus problemas de forma estratégica em seus pontos mais fracos até que eles quebrem, permitindo mais espaço para manobrar de forma mais profunda em seu território e dar conta do recado.

A aplicação de força de vontade inclui os seguintes passos:

  • Escolher seu objetivo
  • Criar um plano de ataque
  • Executar o plano

Com a força de vontade você pode levar o tempo que for necessário para implementar os passos 1 e 2, mas quando chegar ao terceiro passo, é necessário acertar de forma rápida e forte.

Não tente lidar com seus problemas e desafios de modo que um alto nível de força de vontade seja necessário todos os dias. A força de vontade não é sustentável. Se você tentar a usar por muito tempo, você vai se esgotar. É necessário um nível de energia que você somente pode manter por um curto período de tempo…. na maior parte dos casos a gasolina é gasta em alguns dias.

Use a força de vontade para criar momento auto sustentável

Então se a força de vontade somente pode ser usada em explosões curtas e poderosas, qual é a melhor forma de sua aplicação? Como você fz para evitar cair nos antigos padrões depois que a explosão da força de vontade de dissipar?

A melhor forma de usar a força de vontade é estabelecer uma posição estratégica de combate em que o progresso posterior opde ser alcançado com muito menos esforço do que no ataque inicial. Lembre-se do Dia-D: depois que os Aliados alcançaram seu ponto de vantagem, o caminho adiante foi muito mais fácil. Ainda era desafiador, com certeza, mas era muito mais fácil do que tentar manter o foco, energia e coordenação para uma invasão de escala total todos os dias por mais um ano seguido.

Então o uso adequado de força de vontade é alcançar esse ponto de vantagem: permanente mudar o próprio território de modo que seja mais fácil continuar. Use a força de vontade para diminuir a crescente necessidade de um alto nível de energia sustentada.

Um exemplo

Vamos colocar todos os elementos acima em um exemplo concreto.

Vamos supor que seu objetivo é perder 10 quilos. Você tenta fazer dieta. É necessário ter força de vontade, e você vai bem na primeirasemana. Mas depois de algumas semanas você retornou aos seus antigos hábitos e engordou todo aquele peso que havia perdido. Você tenta de novo com diferentes dietas, mas o resultado ainda é o mesmo. Você não pode sustentar momento por muito tempo para alcançar o peso desejado.

Porém, essa é justamente a situação esperada, já que a força de vontade é temporária. É para corridas de curta distância, e não para maratonas. A força de vontade requer foco constante e consciente, o que é muito desgastante. não pode ser mantida por longo período. Alguma coisa eventualmente te distrairá.

Para alcançar o mesmo objetivo com a devida aplicação de vontade, bsata fazer o seguinte: Você aceita o fato de que pode apenas aplicar uma curta explosão de força de vontade… talvez por alguns dias no máximo. Depois disso, ela vai embora. E por isso é melhor usar essa força de vontade para alterar o território e as regras do jogo de modo que a manutenção de momento não seja tão difícil. Você precisa usar sua força de vontade para estabelecer um ponto de vantagem em direção ao seu objetivo.

Assim, você senta e faz um plano. Isso não exige muita energia, e você pode espalhar o trabalho por vários dias.

Você identifica todos os alvos que deve atingir se quiser ter alguma chance de sucesso. Primeiro, toda a comida porcariada deve sair da sua cozinha, incluindo tudo o que você tem a tendência de comer demasiadamente. Você deve substituir por alimentos que ajudam a perder peso, como frutas e vegetais. Em segundo lugar, você sabe que vai ficar tentado a buscar por um fast food se chegar em casa e não tiver nada pronto para comer, e por isso decide pre-cozinhar suas refeições suficientes para a semana toda aos sábados e domingos. Dessa forma você sempre terá algo na geladeira. Você deixa reservado um bloco de várias horas a cada semana para compras de supermercado e cozinhar toda a sua comida para a semana. Além disso, você arruma um livro de receitas decente com receitas saudáveis. Você aprende mais sobre os Vigilantes do Peso (link brasileiro), descobrindo qual é o mais próximo de você, de forma que pode ir até o primeiro encontro e se inscrever. Arrume uma tabela de peso e coloque na sua parede do banheiro. Arrume uma balança decente que possa medir o peso e a massa gorda (link afiliado Submarino). Faça uma lista de refeições exemplo (5 tipos de café da manhã, almoço e jantar) e coloque em sua geladeira. E por aí vai. Neste ponto tudo vai de acordo com o plano escrito.

E então você executa. De forma rápida e poderosa. Você pode provavalmente implementar o plano todo em um dia. Compareça à sua primeira reunião de Vigilantes do Peso e arrume todos os materiais. Elimine toda a comida não saudável da sua cozinha. Compre novos alimentos, novo livro de receitas e a balança. Coloque a tabela de controle de peso na parede, junto com a lista de refeições simples. Selecione as receitas e cozinhe um monte de comida para a semana toda. Pronto!

Ao final do dia, você usou sua força de vontade não para fazer dieta diretamente, mas para estabelecer as condições que farão sua dieta mais fácil de ser seguida. Quando você acorda na manhã seguinte, você vai encontar um cenário dramaticamente modificado de acordo com seu plano. Sua geladeira terá um monte de comida saudável precozida para comer. Não haverá mais porcariada para comer em casa. Você será um membro dos Vigilantes do Peso e terá encontros semanais para comparecer. Você terá um blogo regular de tempo reservado para fazer compras e preparar comida. Ainda será necessário ter disciplina para seguir sua dieta, mas você já mudou tanto as coisas que não será nem um pouco difícil do que poderia ser comparado com sua vida antes dessas mudanças.

Aqui vão alguns blog posts que podem dar ainda mais idéias de como modificar seu ambiente:

Reforçando Seus Objetivos Ambientalmente

Seus Amigos São Um Elevador Ou Uma Jaula?

Seu Sistema de Responsabilidade Pessoal

Não use a força de vontade para atacar seu maior problema diretamente. Use a força de vontade para atacar os obstáculos ambientais e sociais que perpetuam o problema. Estabeleça o ponto de vantagem primeiro, e depois fortaleça sua posição (em outras palavras, transforme em um hábito, como participar do desafio de 30 Dias). O hábito coloca a ação em piloto automático, de modo que muita pouca força de vontade é necessária para continuar o sucesso, permitindo você chegar rapidamente ao seu objetivo.

Este post é a parte três de uma série de seis posts sobre auto disciplina: parte 1 / parte 2 / parte 3 / parte 4 / parte 5 parte 6

Pontos de destaque:

  1. Assim como disse George Leonard em Maestria, Steve Pavlina culpa nossa cultura atual por celebrar as pílulas mágicas e não dar a devida importância ao crescimento lento e continuado
  2. Pavlina faz muitas analogias à força de vontade como algo que é aplicado em poucas ocasiões e numa linguagem que faz analogias bélicas. Como se tivéssemos que combater os inimigos que nos impediriam de alcançar os objetivos.
  3. A definição de uso de força de vontade tem a ver com o conceito de foco explorado bastante por Leo Babauta: não é possível atuar com toda nossa energia, o tempo todo. Isso faz nosso poder se dissipar. Encontre estrategicamente os pontos ideais de aplicação de sua energia e consiga uma vantagem que torne as consequências automáticas. Este ponto é fundamental.
  4. A idéia de alcançar o ponto de vantagem e mudar as regras do jogo também tem a ver com o pensamento de inevitabilidade de Eben Pagan que discutiremos no Produtividade Ninja. Basicamente, é criar as condições necessárias para que o que desejamos alcançar seja praticamente inevitável.
  5. Apesar do exemplo da dieta ser meramente ilustrativo, não recomendo pre-cozinhar comida para a semana toda. Isso faz com que muitos nutrientes sejam perdidos. O ideal é ter na geladeira sempre os ingredientes necessários para cozinhar rapidamente, e APRENDER a cozinhar.

Seiiti Arata é fundador da Arata Academy e autor do curso Como Aprender Mais Rápido. Está também focado no curso de enriquecimento A Classe Alta , no curso de carreira profissional Duplique Seu Salário e no treinamento em empreendedorismo EmpreDig.

Receba Dicas de Produtividade Por E-mail

COMENTÁRIOS DO FACEBOOK

ADICIONAR NOVO COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios

*