Produtividade Ninja: Foco e Disciplina para produzir mais... trabalhando menos.
 

Sou desorganizado. Será que posso me tornar produtivo?

Outro problema comum com relação à idéia que temos de produtividade é acreditar que organização = produtividade. Você entra na sala de trabalho de um colega. Existem objetos esparramados por todos os cantos. Papéis em desordem. Pergunta a ele quais são os projetos em que está envolvido, e ele fala mais de cinco coisas desconexas… […]

Outro problema comum com relação à idéia que temos de produtividade é acreditar que organização = produtividade.

Você entra na sala de trabalho de um colega. Existem objetos esparramados por todos os cantos. Papéis em desordem. Pergunta a ele quais são os projetos em que está envolvido, e ele fala mais de cinco coisas desconexas… e que esqueceu quais outros deveria ter listado.

O detalhe é que este colega é um artista. Pode ser um designer de moda, um redator, uma pessoa que não pensa de forma linear e estruturada.

Não faz sentido pedir para que um indivíduo desses seja organizado, mantenha tudo arrumadinho, em ordem alfabética, com itens de atividades a fazer com checkboxes no Google Calendar.

A quantidade de esforço e energia que este indivíduo deve empregar para se manter dentro dessa estrutura é tão grande que, no final das contas, a produtividade dele vai cair, ao invés de aumentar.

Ao invés de querer forçar um indivíduo desses a seguir uma moldura inadequada para as necessidades dele, é mais inteligente compreender essas características e trabalhar em outros elementos.

Por exemplo, aumentar o senso de urgência para projetos que possuem um prazo. Aumentar a inspiração e significado de certas atividades. Remover atividades que agregam pouco. Trazer colaboradores. Remover obstáculos causados por muitas escolhas e que geram paralisia. Trabalhar no nível de bem estar pessoal com sono adequado e boa dieta e exercícios.

Por outro lado, temos pessoas que encontram sua performance otimizada dentro de estruturas bem definidas. São pessoas que gostam de ter uma lista de atividades bem claras que devem ser realizadas. Que não gostam de perder tempo procurando onde é que deixaram o usb stick de memória.

Nestes casos é bastante válido explorar todas as regrinhas de produtividade pessoal. Vamos falar sobre elas aqui no Produtividade Ninja – já se inscreveu na nossa Lista VIP?

Seiiti Arata é fundador da Arata Academy e autor do curso Como Aprender Mais Rápido. Está também focado no curso de enriquecimento A Classe Alta , no curso de carreira profissional Duplique Seu Salário e no treinamento em empreendedorismo EmpreDig.

Receba Dicas de Produtividade Por E-mail

COMENTÁRIOS DO FACEBOOK

Comentários

Ao deixar um comentário abaixo, você concorda com nossa Política de Comentários

  1. Esli

    Minha cara…

  2. Realmente preciso refletir um pouquinho sobre essa questão de organização dos criativos. Realmente pode ser que da forma como mencionado, seja necessário que eles se organizem dentro da própria desorganização deles.
    Sou do tipo bem organizada na maior parte do tempo, por ex: roupas, sapatos, tudo organizado por cor, por tipo, pra facilitar a vida.
    Além disso, tenho um monte de listas e assim me organizo melhor, a cada item finalizado vou riscando a lista pra acompanhar com diligência!

  3. Antonio Ruiglan de Paula Sousa

    Ainda bem que não tenho mais essa pressão nos ombros, é bem melhor focar em minhas prioridades do que perder tempo e energia tentando ser algo que eu não sou, posso pedir pra outra pessoa organizar minhas coisas.

  4. Carol Pucu

    voce me ajudou muito a pensar essa distincao entre organizacao e produtividade entre os artistas.

ADICIONAR NOVO COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios

*