Produtividade Ninja: Foco e Disciplina para produzir mais... trabalhando menos.
 

Encontrando um mentor para aumentar sua produtividade

Albert Einstein tem uma frase de profundo significado: ele diz que não conseguimos resolver problemas importantes utilizando raciocínio do mesmo nível em que o problema foi criado. Na primeira vez que ouvi essa frase, fiquei um pouco confuso e não entendi o que Einstein quis dizer. Vou dar um exemplo bastante mundano para mostrar como […]

Albert Einstein tem uma frase de profundo significado: ele diz que não conseguimos resolver problemas importantes utilizando raciocínio do mesmo nível em que o problema foi criado.

Na primeira vez que ouvi essa frase, fiquei um pouco confuso e não entendi o que Einstein quis dizer.

Vou dar um exemplo bastante mundano para mostrar como aplico essa idéia em minha vida para aumentar a produtividade.

A média de emails que eu recebo diariamente supera 300 mensagens. E este número vem aumentando a cada dia conforme mais pessoas conhecem meu trabalho.

Quando tentei responder a todas essas mensagens usando um raciocínio NO MESMO NÍVEL deste problema (ter que responder 300 emails é um baita problemão), essas foram minhas soluções:

  1. Deixar emails acumularem e responder a todos no final do dia
  2. Usar copy-and-paste para respostas semelhantes
  3. Usar programas que facilitam a digitação, como o TextExpander (para Mac OSX)
  4. Usar a técnica da Resposta Minimalista
  5. Digitar rápido
  6. Evitar interrupções quando estou respondendo emails

Existem outras técnicas, que precisam ser explicadas em maior detalhe. Listei apenas o que pode ser explicado na forma dos bullet points acima.

Resolveu? Um pouco.

Todas essas técnicas revelam um tipo de pensamento no mesmo nível do problema.

Recebo muitos emails. Preciso de uma solução para responder a todos os emails de forma mais rápida.

A noção de ir para um nível superior de pensamento é “pensar fora da caixinha”: notei que muitos dos emails seguiam um certo padrão, ligado a suporte para uso de um programa online de coaching financeiro.

O que fiz? Modifiquei o programa, tornando-o mais amigável e com vídeos demonstrativos de uso. Isso praticamente eliminou os emails vindos pedindo suporte, tornando os clientes ainda mais felizes.

Esse exemplo foi, como havia alertado, muito mundano e simples. Apenas para visualizar como se dá a diferença entre pensar dentro do mesmo nível ou em um nível maior.

Aqui vai o grande desafio: é praticamente impossível visualizar, nos exemplos menos mundanos, o que é que estamos fazendo de errado… e onde estão as soluções de nível maior.

Seja qual for a sua área de atuação, o que eu recomendo fortemente é que procure por um mentor. Um profissional que tenha cinco, dez anos a mais de experiência do que você. Esse mentor provavelmente será o responsável pela maior parte de aumento de produtividade que você poderá alcançar pelos próximos anos, ao ajudar a encontrar novos caminhos.

Vamos mudar nossa perspectiva. Vamos seguir a sugestão de Einstein e buscar o nível superior para compreender e resolver nossos problemas de forma mais efetiva.

No livro Produtividade Ninja eu compartilho o processo passo-a-passo de como encontrar um mentor, e como promover um pensamento criativo que observa problemas por uma nova perspectiva.

Seiiti Arata é fundador da Arata Academy e autor do curso Como Aprender Mais Rápido. Está também focado no curso de enriquecimento A Classe Alta , no curso de carreira profissional Duplique Seu Salário e no treinamento em empreendedorismo EmpreDig.

Receba Dicas de Produtividade Por E-mail

COMENTÁRIOS DO FACEBOOK

Comentários

Ao deixar um comentário abaixo, você concorda com nossa Política de Comentários

  1. Exelente postagem Seit !

    Diga-se de passagem uma das melhores sobre produtividade que ja li. E eu ja passei por isso, recebia sempre pedidos de ajuda e suporte por parte de minha equipe e um dia, plim uma luz acenceu, percebi que 80% dos pedidos eram iguais, o que eu fiz: Simplesmente criei uma area de membros com senha e login e cadastrei a equipe la, cada qual com seu login, após isso fui inserindo vídeos nessa area de membros e os vídeos nada mais eram que respostas as duvidas mais frequentes.

    O problema tentou continuar , pois antes eu compartilhava tela com as pessoas no skype para
    ensinar-lhes a fazer coisas técnicas, simplesmente o que eu disse, estou super ocupado e não posso mais atender da forma antiga ou seja pelo skype, eis aqui o vídeo e simplesmente deixei o barco correr e as coisa fluiram demais. Obrigado por esta partilha Seit e com certeza me ajudou a pensar fora da caixa amigo, gostei dessa frase do Albert. E como sempre digo Para o alto e avante

  2. Ótimas dicas! Gratidão pela citação do Einstein que tem aparecido para mim algumas vezes nos últimos dias. Deixo a versão da escritora e artista, SARK – “Não existe caixinha. (There is no box.)” E a apresento a minha dica #1 – Assistent Virtual – até super ninjas podem beneficiar-se de um/a ajudante.

ADICIONAR NOVO COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios

*