Produtividade Ninja: Foco e Disciplina para produzir mais... trabalhando menos.
 

Auto disciplina: trabalhando duro

Uma das formas de alcançar um ponto de vantagem é se dispondo a fazer aquilo que todos os demais não têm coragem ou disposição. Com trabalho duro, a maior parte dos desafios é resolvido. Segue abaixo a tradução livre e comentada de Self-discipline: hard work de Steve Pavlina. — Auto disciplina: trabalhando duro O grande […]

Uma das formas de alcançar um ponto de vantagem é se dispondo a fazer aquilo que todos os demais não têm coragem ou disposição. Com trabalho duro, a maior parte dos desafios é resolvido.

Segue abaixo a tradução livre e comentada de Self-discipline: hard work de Steve Pavlina.

Auto disciplina: trabalhando duro

O grande segredo da vida é que não existe nenhum grande segredo. Seja lá qual for seu objetivo, você pode alcança-lo se estiver disposto a trabalhar. – Oprah Winfrey

Trabalho duro – outra palavra indecente.

Definindo o que é “trabalho duro”

Minha definição de trabalho duro é aquele que te desafia.

E por que o desafio é importante? Por que não apenas fazer aquilo que é mais fácil?

A maior parte das pessoas vai fazer apenas aquilo que é mais fácil e evitar o trabalho duro – e é precisamente por isso que você deve fazer o contrário. As oportunidades superficiais da vida serão atacadas por hordas de pessoas procurando aquilo que é mais fácil. Os desafios mais difíceis serão geralmente muito menos competitivos e com maiores oportunidades.

Existe uma mina de ouro na África que tem mais de 3 km de profundidade. Ela custou milhões de dólares para ser construída, mas é uma das minas de ouro mais lucrativas já construída. Os mineradores atacaram um problema bem desafiador com muito trabalho duro, mas no fim das contas isso trouxe um lucro enorme.

Eu lembro de quando estava desenvolvendo o jogo de PC chamado Dweep em 1999. Eu gastei quatro meses inteiros trabalhando para criar um documento de design que tinha apenas cinco páginas. Era um jogo de quebra cabeças e eu descobri ser altamente difícil fazer o design correto. Depois que o design ficou pronto, todo o resto apenas demorou mais dois meses: programar, fazer o trabalho de arte, música, efeitos sonoros, preparar o instalador e lançar o game.

Gastei esse tempo todo de forma proposital no design pois na época eu acreditava que era lá que eu ganharia a vantagem competitiva que precisava. Eu sabia que não poderia competir na base dos atributos técnicos do game. Antes de começar o game, eu fiz uma pesquisa entre competidores e descobri vários jogos que eu considerava “o fruto mais fácil de ser colhido”. A maior parte do mercado estava inundado com cópias de jogos antigos, o tipo de coisa que seria mais fácil criar. E a maior parte dos meus primeros games tinham um design bem simples, a maior parte sendo esses jogos arcade “apontar e atirar”.

É muito, muito mais difícil criar um game original com uma forma de jogo única. Mas compensa bem. Dweep ganhou o Shareware Industry Award de 2000 e uma versão melhorada do jogo (Dweep Gold) ganhou o mesmo prêmio no ano seguinte. Como resultado do game, fui entrevistado por um reporter do New York Times, e minha entrevista apareceu junto com uma bela foto no dia 13 de junho de 2001 (seção de negócios). Primeiramente lançado em 1 de junho de 1999, Dweep está no seu sétimo ano de vendas. Ele não pode competir com a tecnologia de hoje. Ele não podia sequer competir com a tecnologia da sua data de lançamento. Mas ele ainda compete bem em termos de design com os melhores competidores em sua área. Eu descobri que existem vários jogadores que preferem um jogo bem bolado com gráficos antigos do que um showzinho de efeitos especiais de última tecnologia… porém superficial. O sucesso de longo prazo deste jogo mostrou a lição de que o trabalho duro vale a pena.

Não tem como dizer que o Dweep poderia sobreviver tanto tempo se eu tivesse tomado o caminho mais fácil durante a fase de design. Eu fui o cara que cavou por ouro em 3 km de profundidade, e assim foi muito mais difícil para qualquer competidor tomar a minha posição de mercado. Pra isso, eles deveriam cavar ainda mais fundo, e muitas poucas pessoas estão dispostas a fazer isso pois a criação de jogos criativos é muito difícil e exaustiva. Todo mundo diz que tem uma idéia bacana de game, mas pra chegar e colocar a mão na massa fazendo dessa idéia algo que realmente funcione e seja divertido e inovativo é um trabalhão.Quando eu olho pra outros jogos que tiveram sucesso por um período de mais de 5 anos, consistentemente vejo a vontade de adotar o trabalho duro que os demais não tiveram coragem de realizar. E mesmo assim hoje o mercado está ainda mais cheio de clones do que quando eu comecei.

Os grandes desafios estão altamente ligados a grandes resultados. Com certeza você pode ter um pouco de sorte de vez em quando e achar um caminho fácil para o sucesso. Mas sera que será capaz de manter esse sucesso ou será que foi apenas sortudo? Você será capaz de repetir a dose? E se outras pessoas descobrirem o que você fez, será que você estará rodeado de competidores?

Quando você adota uma disciplina pra fazer o trabalho duro, você ganha acesso a um reino de resultados que é proibido a todos os demais. A disposição de fazer o que é difícil é como ter a chave para uma sala de tesouros muito especial.

A coisa legal sobre o trabalho duro é que ele é universal. Não importa em qual indústria você esteja: o trabalho duro pode ser usado para alcançar resultados de longo prazo não importa quais sejam as especificidades de sua área.

Estou usando essa mesma filosofia para construir esse negócio de desenvolvimento pessoal. Eu faço um monte de coisa que é difícil. Eu falo de tópicos que outras pessoas não falam e eu deixo passar os frutos fáceis de serem colhidos. Eu suo muito pra explorar tópicos bem a fundo e cavucar o ouro. Eu leio muito e pesquiso com afinco. Leio artigos compridos e divulgo minhas melhores idéias de graça, de forma que estou constantemente forçado a dar o melhor de mim. Lancei esse negócio em outubro do ano passado e estou trabalhando nele em tempo integral basicamente sem qualquer pagamento.

Enquanto isso, vou trabalhando duro com os Toastmasters para criar minhas habilidades de falar em público (meu primeiro aniversário com eles foi em 2 de junho). Pertenço a dois diferentes clubes e participo de 6 a 7 encontros mensais. Me tornei um diretor do clube um mês depois de entrar, e acabei de ser eleito diretor para o outro. Dei muitas palestras, todas de graça. Competi em todo tipo de competição de apresentações desde que entrei. Se eu tivesse investido esse tempo todo no meu negócio de games, eu certamente teria ganhado muito dinheiro. É bastante trabalho duro, e eu provavelmente preciso de mais um ano de treinamento antes de ficar profissional. Mas estou disposto a pagar o preço que for necessário. Não vou apenas seguir o caminho mais fácil para uma posição de pequena relevância e regurgitar um monte de baboseiras de auto ajuda que gera alguns aplausos e um pagamento, mas que no final das contas não ajuda ninguém. Se demorar anos, vai demorar anos.

Estou adotando a mesma postura para escrever meu livro. É um monte de trabalho. Mas quero que seja o tipo de livro que as pessoas continuem a ler daqui dez anos. Escrever um livro como esse é pelo menos dez vezes mais difícil do que os livros que vejo dominando a prateleira de psicologia nas livrarias de hoje. Mas a maior parte desses livros sairá das prateleiras daqui um ano, e poucas pessoas sequer se lembrarão deles.

O trabalho duro compensa. Quando alguém diz algo diferente para você, cuidado com a propaganda por algo “fácil e rápido” que se seguirá. Quando maior for sua capacidade pelo trabalho duro, maiores serão as recompensas. Quando mais profundamente você cavar, maiores serão os tesouros encontrados.

Ser saudável envolve trabalho duro. Encontrar e manter um relacionamento de sucesso é trabalho duro. Educar filhos é trabalho duro. Se organizar é trabalho duro. Definir objetivos, fazer planos para alcança-los e permanecer firme na direção certa é trabalho duro. E mesmo ser feliz é trabalho duro (a verdadeira felicidade que vem de alta autoestima, não o tipo falso que vem de negação e escapismo).

O trabalho duro anda de mãos dadas com a aceitação. Uma das coisas que você deve aceitar é que existem algumas coisas que somente acontecerão mediante trabalho duro. Talvez você não teve sorte em encontrar um relacionamento de qualidade. Talvez a única forma disso acontecer é se você aceitar que você vai ter que fazer aquilo que está evitando. Talvez você queira perder peso. Talvez seja tempo de aceitar que o caminho para seu objetivo inclui uma dieta disciplinada e exercício (ambos trabalhos duros). Talvez você queira aumentar sua renda. Talvez você deva aceitar que a única forma disso acontecer é através de trabalho duro.

Sua vida chegará em um nível completamente novo quando você deixar de evitar e ter medo do trabalho duro e simplesmente se render a ele. Faça dele seu aliado ao invés de seu inimigo. É uma ferramenta potente para ter em seu lado.

Se você quer ler uma outra perspectiva sobre o trabalho duro, aqui vai um post mais antigo: Trabalho duro.

Este post é a parte dois de uma série de seis posts sobre auto disciplina: parte 1 / parte 2 / parte 3 / parte 4 / parte 5 parte 6

Que acharam desse post? Eu gostei bastante, e adoto na minha vida muito do que foi dito. Alguns pontos bacanas e considerações gerais:

  1. Realmente, na minha experiência pessoal eu tenho notado que quando aprendemos as habilidades mais complexas que os demais evitam, adquirimos um ponto de vantagem que proporciona muitos benefícios.
  2. Porém, uma coisa que não recebeu muito destaque no post acima foi a necessidade de estratégia e planejamento. A questão não é simplesmente trabalhar duro, mas sim trabalhar duro com dedicação, paixão e estratégia. Uma pessoa que simplesmente acorda e começa a trabalhar todos os dias repetindo os mesmos processos e nunca aprende nada de novo não aproveitará o suor de seu trabalho para alcançar excelência. Existe um pequeno segredo que deve ser aplicado para aproveitar o trabalho duro.
  3. Sobre a paixão e envolvimento durante o trabalho duro, recomendo ter em mente as idéias de Mihaly Csikszentmihalyi sobre fluxo/flow. Nem sempre o tal trabalho duro é revestido de um sacrifício: idealmente, é um enorme prazer se envolver com desafios cada vez mais complexos. Recomendo muito mais encontrar o flow para realizar o trabalho duro do que fazer por mera obrigação ou sacrifício, que desequilibram outras dimensões de nossa vida e não tem sustentabilidade no longo prazo.
  4. É importante entender o contexto onde o trabalho duro é aplicado. Infelizmente, muitas organizações não possuem uma cultura preparada para dar as boas vindas à excelência, e somente o puxa saco colhe os frutos, enquanto os que trabalham duro são considerados os burros de carga. Esse é um belo sinal de que está na hora de mudar de departamento, de empresa, de profissão ou mesmo se dedicar ao empreendedorismo.
  5. Um interessante contraponto é a abordagem de Trabalhe Quatro Horas por Semana, de Tim Ferriss. Assim como o Leo Babauta, existem propostas em eliminar aquilo que não é necessário e trabalhar menos para aproveitar a vida de forma mais inteligente. Ao invés de dizer que as abordagens são contraditórias, entendo que são complementares. Precisamos de muita reflexão sobre o tipo de trabalho duro sendo realizado… e como o realizamos. No método de Produtividade Ninja entrarei em mais detalhes com um método que desmembra processos, começando por aquilo que é mais importante, até o nível de atividades específicas a serem realizadas a cada dia.

Seiiti Arata é fundador da Arata Academy e autor do curso Como Aprender Mais Rápido. Está também focado no curso de enriquecimento A Classe Alta , no curso de carreira profissional Duplique Seu Salário e no treinamento em empreendedorismo EmpreDig.

Receba Dicas de Produtividade Por E-mail

COMENTÁRIOS DO FACEBOOK

Comentários

Ao deixar um comentário abaixo, você concorda com nossa Política de Comentários

  1. Parabéns pelo excelente texto e reflexão. Concordo com tudo que foi dito, especialmente a parte que está relacionada à busca pelo estado de ‘flow’, principalmente quando o trabalho a ser empreendido for realizado a longo prazo. Estou muito feliz por ter descoberto esse curso de produtivade e por ter conhecido o Seiiti.

ADICIONAR NOVO COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios

*