Produtividade Ninja: Foco e Disciplina para produzir mais... trabalhando menos.
 

Encontrando o equilíbrio entre a rigidez e o caos

Um dos meus clientes em coaching profissional é brasileiro de origem alemã. O pai era um sujeito muito amável, correto e, principalmente, organizado. Vamos chamar esse meu cliente de Hans, para facilitar e manter a privacidade. Hans é um cara absurdamente eficiente. Fico impressionado com a quantidade de conquistas profissionais alcançadas… e, mesmo assim, ele […]

Um dos meus clientes em coaching profissional é brasileiro de origem alemã. O pai era um sujeito muito amável, correto e, principalmente, organizado.

Vamos chamar esse meu cliente de Hans, para facilitar e manter a privacidade.

Hans é um cara absurdamente eficiente. Fico impressionado com a quantidade de conquistas profissionais alcançadas… e, mesmo assim, ele quer MAIS.

Foi por isso que Hans me procurou para realizarmos coaching executivo.

Para resumir uma longa história, descobrimos que grande parte da motivação de Hans era por ainda ouvir as vozes do pai, que era muito severo. Certa vez, quando meu tom de comunicação ficou semelhante ao do pai, Hans reagiu de forma inesperada, provando por A + B que ele era o cara mais eficiente de toda a empresa.

A limitação de Hans era essa: comportamento reativo diante de uma expectativa de seu pai, que sequer estava presente em sua vida.

Essa rigidez claramente afetava a criatividade de Hans e sua capacidade de se relacionar de forma mais carismática e demonstrar empatia com seus colegas, prejudicando sua promoção profissional.

Identificamos também algumas ocasiões em que Hans poderia ter tomado melhores decisões e alcançado maior efetividade caso fosse mais flexível e deixasse certos compromissos de lado. Compromissos que não levavam a lugar nenhum, mas que Hans cumpria para provar a si mesmo, ao mundo e ao seu falecido pai que era um garoto disciplinado.

O extremo oposto de Hans é, temo, a maioria de nós.

Em um programa de coaching financeiro, em certo momento do programa eu perguntava aos participantes quais são aqueles que sentem um pouco de preguiça ou caos que atrapalham nossa efetividade. Os números de pessoas que se identificam com essa bagunça organizacional são assustadores.

Deve ser em parte por causa da sociedade da informação, que despeja mais infomações a nosso alcance do que podemos processar. E isso nos deixa confusos.

Nestes casos, vale a pena implementar uma disciplina e organização estruturada para alcançarmos mais resultados … e desfrutar uma vida com mais satisfação.

A parte interessante é que uma pessoa que, em termos gerais, se considere desorganizada, caótica ou preguiçosa… pode também ser, em uma esfera específica, ou em ocasiões específicas, rígida como Hans.

Imagine um adolescente baladeiro que vive fumando maconha, deixa seu quarto bagunçado, não sabe o que quer da vida… mas, pontuamente na sexta feira à noite está junto com os amigos naquele boteco da esquina tomando uma breja. E não abre mão disso por nada no mundo.

Será que um pouco de flexibilidade não faria bem? Em aceitar deixar de ter aquele prazer imediato da confraternização para trabalhar em atividades que podem gerar uma satisfação enorme no longo prazo?

No livro Produtividade Ninja, temos um teste de personalidade que avalia como nos comportamos consciente e inconsciente diante de diferentes cenários, para determinar quando agimos como a grande maioria da população… e quais são as áreas específicas de nossa vida em que podemos alcançar mais efetividade com uma flexibilidade maior.

Seiiti Arata é fundador da Arata Academy e autor do curso Como Aprender Mais Rápido. Está também focado no curso de enriquecimento A Classe Alta , no curso de carreira profissional Duplique Seu Salário e no treinamento em empreendedorismo EmpreDig.

Receba Dicas de Produtividade Por E-mail

COMENTÁRIOS DO FACEBOOK

ADICIONAR NOVO COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios

*