Produtividade Ninja: Foco e Disciplina para produzir mais... trabalhando menos.
 

Produtividade de video-game

Lembro da época que eu trabalhava com finanças internacionais em um escritório de advocacia. Era umas duas da madrugada, e eis que a advogada que trabalhava comigo suspirou: – Arrfffghh… isso aqui é chato demais! Eis que eu olhei pra cara dela e perguntei: – Mas se você acha chato, por que escolheu esse emprego? […]

Lembro da época que eu trabalhava com finanças internacionais em um escritório de advocacia. Era umas duas da madrugada, e eis que a advogada que trabalhava comigo suspirou:

– Arrfffghh… isso aqui é chato demais!

Eis que eu olhei pra cara dela e perguntei:

– Mas se você acha chato, por que escolheu esse emprego?

Santa inocência de estagiário, bátima.

Lembrei desse episódio pois acho que muita gente que vem até o Produtividade Ninja costuma ver as atividades adiante um pouco como a advogada frustrada.

Cada tarefa a realizar é um suplício. É o sentimento de perda total do controle sobre o que fazemos em nossa vida.

Ao invés de pensar em produtividade por essa ótica, sugiro encarar a produtividade como uma diversão. Como um video-game.

Não é bacana, quando estamos jogando um game com fases bem complexas, diversos inimigos e ataques vindos de todos os lados?

Essa é uma forma de ver as coisas como desafios. É a Produtividade de Video Game.

Quando eu respondia 300 emails diariamente no contexto de lançamento do meu programa de coaching financeiro A Classe Alta, era assim que eu via as atividades:

– responder 100 emails

– verificar comentários no blog e na área de interação entre clientes

– responder Twitter e Facebook

– envio de produtos a novos clientes

– preparo de relatórios para contadores

– responder outros 100 emails

… e assim ia, num fluxo praticamente infinito de atividades.

Como havia um forte propósito relacionado a esse projeto, e uma certa complexidade, isso tudo me dava aquela mesma adrenalina de quando jogo um bom game.

Dentro do meu planejamento e lifestyle design, procuro me afastar de todas as atividades que não geram esse estado de flow, ao delegar, colaborar com um time ou fazer o outsourcing para um prestador de serviços.

Seiiti Arata é fundador da Arata Academy e autor do curso Como Aprender Mais Rápido. Está também focado no curso de enriquecimento A Classe Alta , no curso de carreira profissional Duplique Seu Salário e no treinamento em empreendedorismo EmpreDig.

Receba Dicas de Produtividade Por E-mail

COMENTÁRIOS DO FACEBOOK

ADICIONAR NOVO COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios

*